INTRODUÇÃO
Os aditivos alimentares são substâncias cuja adição intencional aos géneros alimentícios têm como consequência a modificação das suas características.
Atualmente, existem centenas de aditivos alimentares autorizados na União Europeia (UE). Porém, a sua utilização nem sempre se traduz em benefícios para os consumidores. Certos aditivos provocam efeitos secundários que se manifestam por problemas digestivos, alterações na pele, rinite ou crises de asma. Os mais prejudiciais podem alterar o comportamento das crianças ou ter efeitos cancerígenos.
SIMULADOR DECO/PROTESTE
Tendo em conta estes factos e com o intuito de informar os consumidores, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor desenvolveu uma ferramenta informativa sobre a segurança dos aditivos.
Esta ferramenta permite aos consumidores distinguir os aditivos aceitáveis - cuja utilização é justificável em certos casos - dos “enganadores” ou desnecessários - que são utilizados para mascarar defeitos de qualidade ou melhorar, de forma artificial, as caraterísticas dos alimentos. Nesta pesquisa interativa é também possível verificar quais os aditivos passíveis de provocar reações alérgicas por ingestão.
A ferramenta foi desenvolvida de forma a permitir uma pesquisa por número de identificação, nome ou classe funcional do aditivo. Permite também escolher uma avaliação e obter a lista completa das substâncias com este atributo.
Para consultar esta ferramenta clique aqui.
FONTE
DECO/PROTESTE