29 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Estudo - Chocolate protege contra efeitos do Sol
2014-07-14

O Verão é sinónimo de temperaturas elevadas, propícias às radiações UV, perigosas para a pele.

Para aproveitar o sol sem correr riscos, todos os cuidados devem ser redobrados: usar protector solar, evitar a exposição solar nas horas de maior calor e...comer chocolate.

De acordo com um estudo duplo-cego publicado pelo National Institutes of Health, o chocolate pode ser um forte aliado contra os efeitos prejudiciais do sol.

A investigação concluiu que os indivíduos que consumiam regularmente cerca de 20 gramas de chocolate, ao longo de três meses, foram os que apresentaram uma maior resistência foto cutânea contra os efeitos nocivos das radiações ultravioletas.

Os investigadores acreditam que esta protecção adicional provém dos flavonóides, presentes, sobretudo no chocolate negro.

De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, a incidência do cancro da pele tem vindo a aumentar em Portugal e estima-se que este ano surjam 11 mil novos casos, dos quais um milhar serão melanomas.

Este tipo de cancro é o mais grave, sendo responsável por 80 por cento das mortes por cancro cutâneo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), morrem todos os meses 22 pessoas devido a melanoma avançado.

Fonte: DD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt