16 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Quatro doentes com brucelose
2014-11-25

Quatro doentes de Baião internados com brucelose com evolução clínica favorável

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou que os quatro doentes de Baião internados em hospitais do Porto com sintomas de brucelose apresentam uma evolução clínica favorável.

Em comunicado, aquele organismo assinala também que "a informação disponível, obtida através da investigação epidemiológica, permite presumir que na origem dos casos estará a ingestão de queijo fresco produzido com leite não pasteurizado proveniente de animais infetados".

A ARS-N revela que "entre agosto e novembro de 2014 registaram-se 13 casos de brucelose em pessoas residentes no concelho de Baião”, distrito do Porto, “número particularmente elevado, em relação ao que seria de esperar, naquele período de tempo e naquela área geográfica".

No comunicado sublinha-se que a Autoridade de Saúde Local informou os responsáveis pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde sobre a ocorrência do surto, alertando para a necessidade do diagnóstico de novos casos de doença".

Foi também "pedida a colaboração das forças vivas da comunidade para informar a população sobre a doença: sintomas e formas de transmissão".

De acordo com a ARS-N, "as Autoridades de Saúde Regional e Local estão atentas à situação e mantêm-se em articulação com as entidades com responsabilidade na saúde animal".

Termina o comunicado com o anúncio de que a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária do Norte e a Divisão de Alimentação e Veterinária do Porto "estão a desenvolver as medidas consideradas necessárias para esta situação".

De acordo com informação da ARS-N, na região Norte ocorrem em média 10 a 20 casos de brucelose humana por ano, sendo mais frequente na região.

Fonte: DD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt