25 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Práticas de higiene básicas melhoram segurança alimentar em África - OMS
2015-04-09

Água e alimentos contaminados matam dois milhões por ano, diz OMS

A segurança alimentar foi pauta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira, Dia Mundial da Saúde. O órgão estima que cerca de dois milhões de pessoas morram a cada ano em consequência da ingestão de comida ou água contaminadas.

De acordo com estatísticas, em 2010, foram registados cerca de 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças oriundas de alimentos. Segundo a OMS, a comida imprópria para o consumo pode provocar mais de 200 tipos de enfermidades – de diarreia a cancro.

Exemplos de alimentos que apresentam risco incluem os mal-confeccionados de origem animal e frutas e vegetais contaminados por fezes. As bactérias do género Salmonella, transmitidas através da ingestão de alimentos contaminados por fezes animais, são o agente que mais vitimou seres humanos, tendo matado 52 mil pessoas em 2010.

Em seguida, veio a Escherichia Coli, que habita o intestino humano e o de alguns animais e fez 37 mil mortos, e o norovírus, originário de alimentos crus ou água contaminada e responsável por 35 mil mortes. A África e o Sudeste da Ásia são as regiões onde foi registado o maior número de casos de doenças de origem alimentar. Além disso, mais de 40% das pessoas afectadas pelo problema em 2010 eram crianças menores de cinco anos, segundo a OMS.

Em nota, a directora-geral da entidade, Margareth Chan, destacou que a produção de alimentos sofreu um impactante processo de industrialização, tendo a distribuição globalizada aberto espaço para a contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos.

«Um problema local de segurança alimentar pode rapidamente tornar-se numa emergência de ordem internacional. A investigação de um surto de doença de origem alimentar é muito mais complicada quando uma única embalagem de alimento contém ingredientes de diversos países», disse Chan.

Fonte: DD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt