25 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
França irá proibir totalmente o uso de glifosato
2017-09-26

O porta-voz do governo francês, Christophe Castaner, anunciou que o executivo proibirá, antes do final do mandato, em 2022, qualquer uso de glifosato, incluindo o agrícola.

Segundo as declarações de Castaner a um canal televisivo, "o primeiro ministro Edouard Philippe decidiu que este produto deve ser proibido em França, assim como todos os produtos que se assemelhem a este composto e ameacem a saúde dos franceses".

A dita proibição alcançará também a utilização agrícola deste herbicida, segundo o porta-voz, que assegura ser possível encontrar produtos de substituição.

A fumigação com glifosato em espaços abertos ao público está proibida em França desde o dia 1 de janeiro deste ano e os particulares deverão deixar de o utilizar a partir de janeiro de 2019.

A França também se opõem à proposta da Comissão Europeia (CE) de autorizar o glifosato na União Europeia durante 10 anos. Paris considera que se trata de um intervalo de tempo muito alargado "dada a incerteza que subsiste sobre este produto". O ministro da agricultura, Stéphane Travert, propõem um período entre 5 e 7 anos.

É importante recordar que a CE propôs em julho renovar a licença de utilização de glifosato, que expira neste ano de 2017, e a decisão deverá ser tomada pelos 28 membros da comissão. No entanto, em 2016 não houve consenso relativamente a esta questão, dado que a CE propôs excepcionalmente prorrogar a autorização por 18 meses, até ao final deste ano, aguardando os resultados de novos estudos efetuados pelas agências europeias.

Fonte: Agroportal

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt