25 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Como escolhem os portugueses as embalagens?
2017-11-17

Mais de metade dos portugueses (58%) considera que consome de forma consciente. A segurança alimentar, as propriedades dos produtos e as embalagens em que chegam são algumas das preocupações, reveladas no mais recente relatório de tendências da Tetra Pak.

Segundo o estudo, 91% dos portugueses refere que o mais importante na hora de escolher os alimentos é que sejam saudáveis; 77% aponta para o facto de serem naturais e sem conservantes. Para 92%, a segurança alimentar é o aspecto mais importante quando optam por bebidas em embalagens de cartão.

Ainda no que diz respeito às embalagens, 74% dos portugueses afirma que uma embalagem não ser amiga do ambiente seria motivo suficiente para não comprar ou comprar menos determinado produto. Além disso, 76% considera importante que as embalagens sejam fabricadas a partir de materiais renováveis.

A par do lado sustentável, os portugueses têm em consideração também o lado funcional: um formato inadequado pode ser motivo para não comprar, com 83% a afirmar que a dimensão deve ser adequada à necessidade e 67% a indicar que a embalagem deve ser fácil de armazenar.

Tendências

O mesmo relatório da Tetra Pak aponta para sete tendências, fruto de mudanças na sociedade que deram origem a novas necessidades: cuidar da saúde de forma integral; preparar as refeições em casa; rumo a um consumo mais consciente; digitalização (QR codes, por exemplo); envelhecimento activo; despertar verde (maior consciência relativamente ao ambiente e alterações climáticas); e estilo de vida urbano (mais agregados familiares só de uma pessoa).

Nova campanha

A divulgação do estudo chega acompanhada de uma campanha sob o mote “Boa Embalagem, Boa Vida”. O objectivo da Tetra Pak é sublinhar a importância de fazer uma escolha consciente no que concerne as embalagens dos alimentos e bebidas.

As gerações Z e Millennial constituem o público-alvo da campanha, uma vez que se tratam dos consumidores do futuro. Adicionalmente, “são mais exigentes, inquietos e procuram marcas e produtos sustentáveis”, segundo explica a Tetra Pak em comunicado.

Fonte: Marketeer

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt