29 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Manteiga de amendoim: Sim ou não?
2018-05-24

“A manteiga de amendoim é realmente um alimento saudável”, afirma a dietista registada Lisa Sasson, professora no departamento de estudos alimentares da Universidade de Nova Iorque (NYU), em declarações para a revista TIME.

Um dos motivos principais para tal acontecer deve-se “à grande variedade nutricional daquela manteiga”, que contém proteína, fibra e é rica em minerais e vitaminas, diz Walter Willett, professor de epidemiologia e de nutrição na Universidade de Harvard. Duas colheres de sopa têm cerca de sete gramas de proteína, 16 gramas de gordura e dois gramas de fibra. “Graças a esses componentes, é tremendamente satisfatória e saciante”, garante Sasson.

Eis o que deve saber sobre a manteiga de amendoim.

A manteiga de amendoim é uma gordura ‘boa’?

Foi devido ao seu alto teor que inicialmente este alimento ganhou uma má reputação, afirma Willett. Todavia, investigadores e peritos nutricionais apontam que existe uma distinção clara entre os vários tipos de gordura, e que a manteiga de amendoim é um exemplo perfeito “do tipo mais saudável de gordura insaturada”, explica Willett. Comer mais deste tipo de gordura “irá contribuir para a redução dos níveis de colesterol e de risco de enfarte, especialmente se a substitui pela manteiga regular e por carnes processadas”, acrescenta.

Qual é o tipo de manteiga de amendoim mais saudável que devo comprar?

Nem todas estas manteigas são igualmente boas. As variedades mais saudáveis incluem apenas um ou dois ingredientes: amendoins e sal (mas não muito). Verifique se foram adicionados açúcares ou tipos de óleos hidrogenados

E evite adquirir embalagens cujo rótulo inclua termos como ‘baixa em gordura’ ou ‘light’, alerta Sasson, porque geralmente têm outras substâncias menos saudáveis para dar consistência e sabor.

Quanta manteiga de amendoim devo comer?

Uma porção ideal equivale a duas colheres de sopa e contém cerca de 200 calorias.

Qual é a melhor forma de comer manteiga de amendoim?

“Poucos alimentos são tão versáteis”, diz Sasson: coloque a manteiga numa maçã, em pastelaria, pão, ou use-a como um ‘molho’ para bananas ou outras frutas.

Para Sasson não há nada melhor do que comer manteiga de amendoim numa fatia de pão ou numa tosta integral; já Willett prefere ‘mergulhar’ palitos de cenoura na manteiga de amendoim.

Fonte: Notícias ao Minuto

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt