23 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Desperdício alimentar. É para levar?
2019-01-18

O desperdício alimentar é um dos grandes flagelos do século, este é acompanhado de um aumento de resíduos desnecessário que gera consequências ambientais e sociais. No sentido de mitigar este problema e de sensibilizar para a importância de uma alimentação sustentável surgiu o projeto "Dose Certa" e, mais recentemente, o "Embrulha", ambos promovidos pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

A "Dose Certa" é um projeto de participação voluntária, totalmente gratuito e com uma metodologia de implementação adaptável à tipologia de cada estabelecimento, com vista à redução do desperdício alimentar e dos custos associados. O potencial desta iniciativa indica uma redução média do desperdício de alimentos que ronda os 30-35%. Efetivamente com o "Dose Certa" consegue-se uma atuação a montante, ajustada à tipologia e aos objetivos de todos os intervenientes (Lipor, APN e estabelecimentos de restauração), nomeadamente: práticas de compra, confeção, elaboração de menus mais equilibrados e sustentáveis e empratamento. No entanto, um dos pontos mais difíceis de se obter uma mudança substancial é nas porções servidas, em particular os pratos mais tradicionais servidos à travessa.

Assim, surgiu a solução "Embrulha" que consiste em disponibilizar, gratuitamente, embalagens biogradáveis aos restaurantes aderentes que tenham a apresentação, preferencialmente, com serviço à travessa. Quando um cliente não come tudo, embrulha e leva para casa o que sobrou da refeição, sem qualquer tipo de preconceito.

Os resultados finais do projeto "Embrulha" referentes ao ano de 2018 já são conhecidos e foram publicados no passado dia 17-01-2019 no Portal de Notícias do Porto. Deste modo, foram recuperadas 12,72 toneladas de alimentos nos restaurantes, o que significa que menos 2,67 toneladas de dióxido de carbono (CO2) foram emitidas para a atmosfera.

Estes resultados não só animam a continuidade do projeto como também estimulam a sua disseminação a outros estabelecimentos de restauração.

Saiba mais em:

Projeto "Dose Certa"

Projeto "Embrulha"

Fonte: Porto.pt

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt