25 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Exposição a glifosato pode aumentar em 41% o risco de linfoma
2019-02-21

Um novo estudo sobre o potencial cancerígeno dos herbicidas veio revelar que a exposição ao glifosato pode aumentar em 41% o risco de linfoma não-Hodgkin, um tipo de cancro que se desenvolve no sistema linfático e que afeta, por ano, 1700 pessoas em Portugal.

O artigo, publicado na revista Mutation Research e divulgado no site Science Direct, nota que o glifosato, um herbicida de amplo espectro comercializado pela empresa norte-americana Monsanto (através dos produtos Roundup e Ranger Pro), é o mais utilizado no mundo.

A recente publicação compilou dados de outros estudos epidemiológicos, efetuados por várias instituições norte-americanas e internacionais, sobre o perigo de herbicidas à base de glifosato (alguns dos quais já tinham revelado uma relação entre a exposição ao glifosato e a imunossupressão, a disrupção endócrina e alterações genéticas associadas ao cancro).

Em Março de 2015, a Agência Internacional para a Investigação do Cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que o herbicida era genotóxico e “provavelmente” um carcinogénico, levando a preocupações a nível mundial sobre o perigo desta substância para a saúde humana. Porém, em 2017, os Estados-membros aprovaram a proposta da Comissão Europeia para a renovação da licença de uso do glifosato por mais cinco anos, até 15 de Dezembro de 2022.

Fonte: Público

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt