29 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Investigadores desenvolvem trigo seguro para celíacos e alérgicos ao glúten
2019-03-18

Um grupo de investigadores internacional desenvolveu uma nova variedade de trigo que é segura para consumo por celíacos e alérgicos ao glúten.

Cientistas da Universidade Estatal de Washington (WSU), da Universidade de Clemson e instituições parceiras no Chile, China e França foram capazes de alterar o genoma do trigo para criar uma nova variedade que incorpora enzimas que quebram as prolaminas, nomeadamente o glúten, o causador de reação imune no corpo.

Foi então introduzido novo material génico no trigo, desenvolvendo uma nova variedade que contêm duas enzimas. Uma foi extraída da cevada e ataca o glúten e a outra teve origem na bactéria Flavobacterium meningosepticum. Ambas são gluteneases e quebram as proteínas do glúten no sistema digestivo.

A descoberta foi publicada na revista de Genómica Funcional e Integrativa e abre a porta para o desenvolvimento de novos tratamentos e variedades de trigo. Em particular, os cientistas pretendem desenvolver variações das enzimas referidas que sejam estáveis ao calor dado que a maior parte dos produtos à base de trigo são cozinhados a altas temperaturas.

Fonte: Bakery and Snacks

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt