29 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Mantenha os seus inimigos por perto: biofilmes podem auxiliar na extração de probióticos
2019-03-19

Os biofilmes permitem o crescimento de organismos patogénicos que são resistentes a antibióticos, no entanto, são também uma maneira eficaz de produzir um produto de leite fermentado capaz de distribuir probióticos resistentes no trato digestivo, de acordo com uma nova investigação.

Investigações anteriores sobre biofilmes, isto é, células bacterianas aglomeradas numa matriz extracelular resistente a antibióticos e desinfetantes, focavam na eliminação e prevenção destes.

No entanto, nesta nova investigação publicada no Jornal de Agricultura e Química dos Alimentos, a experiência foca-se precisamente no uso de membranas de nanofibra com integração de biofilme como culturas de arranque em biotecnologia e indústrias de fermentação para facilitar a extração de probióticos de géneros alimentares no trato digestivo.

O projeto, coordenado por Meng-Xin Hu, pretendia descobrir as melhores condições de crescimento da bactéria Lactobacillus plantarum, usada em alimentos fermentados como o iogurte.

Além disso, a equipa também pretendia assegurar a sobrevivência deste organismo quando armazenado em prateleiras de supermercado, assim como a sua transição ao longo do estômago.

Os resultados foram positivos e concordantes no sentido em que as células em matriz tiveram um tempo de vida mais prolongado do que as formas livres de L. plantarum no leite, permitindo uma maior absorção.

Fonte: Nutra Ingredients

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt