28 de Março de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Autoridades reportam vinte e uma investigações internacionais de segurança alimentar no primeiro trimestre de 2019
2019-04-22

A International Food Safety Authorities Network (INFOSAN) investigou vinte e um incidentes de segurança alimentar entre Janeiro e Março deste ano.

A maioria dos eventos envolveu um perigo biológico. Cinco deles devido à bactéria Salmonella, três devido a Listeria monocytogenes, três devido a E. coli, um devido a Clostridium botulinum e outro devido à toxina Ciguatera.

Durante o referido período, foi detetado um surto de Salmonella Poona associado a produtos de alimentação infantil (fórmulas, leite em pó, etc.) em alguns países tais como França, Bélgica e Luxemburgo.

A INFOSAN, gerida pela FAO/WHO, também lidou com perigos físicos como vidro em três casos e metal e plástico, um caso para cada. Outros incidentes envolveram perigos químicos, nomeadamente cianeto de hidrogénio (HCN) e a não declaração de ingredientes alergéneos (amendoins).

As categorias alimentares mais afetadas foram, por ordem, os latícinios, os frutos secos, as sementes, cereais e derivados, peixe e marisco, frutas e vegetais, doces, alimentação infantil, alimentação especial, snacks e sobremesas.

Fonte: Food Safety News

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt