16 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Será a música a chave para descobrir o sabor dos alimentos?
2019-06-14

Os cientistas têm vindo a recorrer ao som para tornar o sabor dos alimentos melhor. Isto poderá ajudar os inovadores do setor a criar alimentos saudáveis de sabor excelente graças à música. O som de facto influencia o sabor e as mais recentes evidências apontam para implicações positivas na indústria alimentar.

Charles Spence é professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford e a sua investigação foca-se precisamente nesta associação alimento e som. Sem dúvida, Charles afirma que 'O som afeta o sabor de variadas formas. Quando existe demasiado ruído, certos sabores não se distinguem'.

A nossa percepção muda e torna-nos susceptíveis a esquemas de marketing, tais como o aumento da probabilidade de compra de vinho francês quando música francesa toca de fundo ou o aumento do desejo por paella quando de fundo soa flamenco espanhol.

Além dos efeitos relatados, somos sujeitos a uma transferência hedonística em que o ambiente ou experiência positiva em torno do produto em venda, cria um valor acrescentado, estimulando a compra.

Considerando as informações mencionadas, surge uma nova área de interesse para os cientistas designada tempero sonoro. No fundo, a música é desenhada para servir um propósito, potenciar determinado sabor, textura, aroma ou sensação de um alimento.

Os menus musicais incluem sons agudos associados ao sabor doce e sons mais graves associados a um sabor azedo, por exemplo. Para experimentar, por favor, clique aqui.

Até agora, este tipo de experiência encontrava-se limitada a restaurantes de alto gabarito. Recentemente, a equipa de Spence trabalhou com a British Airways para desenvolver o Menu Sound Bite, o que revela a utilização desta ferramenta essencial para qualquer tipo de alimento num futuro próximo.

Algumas marcas já começaram inclusive a distribuir áudio através de apps sensoriais. No início deste ano, a equipa de Spence também desenhou experiências de som-alimento para marcas de cerveja e de chocolate.

Fonte: Food Navigator

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt