25 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Os efeitos positivos da raiz de chicória na flora intestinal
2019-12-05

A saúde digestiva é um problema que interessa cada vez mais à população. Um reflexo disso é a quarta posição em relação a preocupações com a saúde, sendo antecipada por 'estar em forma e ativo', 'manter ou perder peso' e 'saúde bucal' diz uma pesquisa realizada pela BENEO na Europa.

De acordo com os resultados da pesquisa mencionada acima, 1 em cada 3 pessoas leu recentemente notícias sobre saúde digestiva; 1 em cada 3 sofre de problemas digestivos / gastrointestinais e 4 em 5 casos, ou seja, um total de 88%, acredita que esse problema é relevante no seu dia a dia.

A utilização de fibras prebióticas derivadas de raiz de chicória, inulina e oligofrutose na indústria alimentar tem vindo a aumentar, pois ajudam a construir naturalmente uma flora intestinal saudável, aliviando situações como obstipação, embora não sejam estes os únicos benefícios.

Primeiro, favorecem a absorção de cálcio, zinco, ferro e magnésio, bem como a síntese de certas vitaminas e nutrientes. Também melhoram o sistema imunológico, diminuindo os casos de alergia e infecções respiratórias e intestinais e protegem contra doenças.

Atuam também de forma benéfica contra o consumo abusivo de certos medicamentos, que alteram o equilíbrio deste sistema gastrointestinal, conseguindo que as bactérias que dão origem a uma flora equilibrada vivam num ambiente que favorece a sua proliferação.

Estudos recentes, garantem que essa diversidade bacteriana no intestino também produza efeitos positivos nas funções mentais. Para tratar doenças psiquiátricas, como autismo, ansiedade ou depressão; ou neurológicas foram transplantadas bactérias experimentalmente em humanos. Conforme explicado pelo Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC), observou-se que pessoas com transtornos mentais apresentavam distúrbios do sistema digestivo, como a síndrome do intestino irritável.

Em conclusão, vários estudos mostram como a saúde digestiva afeta a saúde física e mental, incitando o consumo de fibras prebióticas para manter uma flora intestinal saudável e estável.

Fonte: Revista Alimentaria

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt