24 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Tempestade de granizo que atingiu o Fundão destruiu 600 hectares de cerejeiras e pessegueiros
2021-04-13

A tempestade de granizo que atingiu o concelho do Fundão entre sexta-feira e sábado destruiu cerca de 600 hectares de cerejeiras e pessegueiros. O levantamento está a ser feito pelos produtores, que estimam que o balanço final será ainda pior.

Filipe Costa, responsável da empresa Cerfundão sublinha que esta foi a pior altura do ano para as culturas de cereja serem atingidas por esta tempestade. "O período da floração já tinha passado e a fruta já estava toda visível", explica em declarações à TSF.

Também no caso dos pêssegos "os frutos estavam a iniciar o seu desenvolvimento em termos de aumento de calibre", lamenta. Com a queda do granizo "os frutos ficam muito danificados", com a pele e polpas marcadas.

Os produtores fazem agora a fazer contas ao prejuízo, sendo que muitos deles não têm seguros para as colheitas.

Esta tempestade atingiu a zona sul do concelho do Fundão, sobretudo as localidades de Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira, com o granizo acumulado a atingir mais de um metro de altura.

A autarquia está a realizar um relatório de toda a situação para apresentar ao Governo, de modo que possam ser acionadas linhas que ajudem agricultores e proprietários.

Fonte: TSF

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt