Segundo cientistas da Universidade do Texas, os frutos de caroço, em particular as ameixas, são grandes candidatos a ser considerados “alimentos muito saudáveis”, à semelhança do que já aconteceu com outros frutos e produtos hortícolas, incluindo mirtilos, framboesas, uvas tintas e brócolos, devido ao seu alto teor em antioxidantes com efeitos benéficos para saúde.
Os investigadores analisaram mais de 100 variedades de ameixas, pêssegos e nectarinas, considerando que algumas variedades de ameixa tem mais antioxidantes e fitonutrientes que os mirtilos, que até então eram reconhecidos como os alimentos mais saudáveis, especialmente nos países anglo-saxónicos.
As ameixas são muito mais baratas do que os mirtilos, pelo que, representam uma fonte de antioxidantes muito mais acessível.
A equipa de investigadores testou os efeitos dos antioxidantes da ameixa in vitro e verificou que estes inibem o crescimento de células cancerígenas, sem afectar o crescimento de células normais.
Fonte: Agrodigital