21 de Junho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Parecer científico sobre a utilização e modo de acção de bacteriófagos na produção de alimentos
2009-02-09

O Painel dos Riscos Biológicos da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recebeu, em 2008, um mandato da Comissão Europeia para emitir um parecer científico sobre a “Utilização e modo de acção de bacteriófagos na produção de alimentos”.

Neste mandato a Comissão procura assistência técnica da EFSA sobre o modo como os bacteriófagos funcionam.

Foi pedido especificamente para que descrevesse o modo de acção esperado pela utilização de soluções de bacteriófagos em alimentos de origem animal e que se pronunciasse sobre se o uso de bacteriófagos poderá conduzir a um funcionamento contínuo nos alimentos (protegendo, assim, da recontaminação) ou se, pelo contrário, o efeito esperado será de curta duração.

Nesta fase, a Comissão não procura aconselhamento no que respeita à segurança da utilização destas soluções de bacteriófagos.

O projecto de parecer elaborado por um grupo de trabalho deste Painel apresenta informação sobre o estado da arte nas áreas mencionadas nos termos de referência.

Recomenda que, se os tratamentos com bacteriófagos vierem a ser utilizados para a remoção da contaminação das superfícies em alimentos de origem animal, então um documento com recomendações sobre a submissão de dados para a sua avaliação deveria ser disponibilizado.

Em linha com a sua política de abertura e transparência, e de modo a que possa receber comentários da comunidade científica e das partes interessadas, a EFSA lançou uma consulta pública sobre o projecto de parecer, que estará aberta até ao dia 6 de Março de 2009, às 17:00.

O projecto de parecer e informação detalhada sobre esta consulta poderão ser obtidos na página da EFSA.

Fonte: ASAE

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt