18 de Junho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Sal funciona como antidepressivo natural
2009-03-13

De acordo com um estudo da Universidade de Iowa, o sal pode actuar como uma substância antidepressiva, melhorando o ânimo, o que pode ser um dos motivos que leva as pessoas a consumir sal em excesso, como ocorre nos países mais desenvolvidos.

O estudo, realizado com ratos de laboratório demonstrou que os animais alimentados com uma dieta pobre em sal não realizavam actividades que eram apreciadas nos animais que consumiam mais sal, apresentando mesmo alguns sintomas de depressão.

O consumo médio de sal nos E.U.A. é de 10 gramas por dia, sendo a dose recomendada de 4 gramas diárias.

Este consumo excessivo de sal não se verifica apenas nos E.U.A, a situação é semelhante em outros países desenvolvidos.

O consumo desta substância é neste momento uma das principais preocupações das autoridades sanitárias, visto que o seu consumo excessivo leva a um aumento dos riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

Mas não é em vão que "sal" é sinónimo de alegria e “insípido” sinónimo de tristeza.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt