16 de Junho de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Consumir folhas de brócolos pode suavizar inflamação das vias aéreas
2009-03-23

Investigadores da “University of California”, nos EUA, aconselham as pessoas que sofrem de alergias nasais ou asma a incluírem folhas de brócolos na sua alimentação.

O efeito benéfico das folhas de brócolos advém da presença do sulforafano, um composto que se encontra também noutros vegetais, como a couve-flor, couve-de-bruxelas e couve repolho.

Este composto aumenta a concentração de enzimas antioxidantes que ajudam a combater os danos celulares e a inflamação causada pelo “stress” oxidativo provocado pela poluição e pelos alergénios ambientais.

O estudo publicado no “Journal of Clinical Immunology” contou com a participação de 65 homens e mulheres saudáveis que ingeriram, durante três dias, várias doses de uma preparação oral de folhas de brócolos ou de um placebo.

Marc A. Riedl e os seus colaboradores retiraram amostras dos fluidos nasais dos voluntários e mediram a actividade das enzimas envolvidas no controlo do “stress” oxidativo.

Os cientistas verificaram que a preparação de folhas de brócolos, ao contrário do que acontecia com o placebo, conduzia a um aumento da actividade destas enzimas.

O autor deste estudo explica que o composto presente nas folhas de brócolos tem um potente efeito na activação do sistema de defesa das vias aéreas contra o “stress” oxidativo.

No entanto, na opinião de Marc A. Riedl, ainda não se sabe ao certo se as folhas dos brócolos aliviam os sintomas de alergia e asma.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt