O desperdício alimentar e o seu impacto global
2025-04-23
Todos os anos são desperdiçadas mais de 2.500 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, o que representa 40% da comida produzida a nível global. Iniciativas como “Observar, Cheirar, Provar” ajudam os consumidores a tomar decisões mais informadas para reduzir o desperdício em casa.
De acordo com um estudo recente realizado pela Too Good To Go, 38% dos portugueses podem estar a deitar fora alimentos em bom estado. A principal causa? A confusão com a rotulagem das datas de validade.
Para esclarecer a confusão em torno dos diferentes tipos de data e as suas implicações, importa seguir as definições da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica:
- Data de Validade - “Consumir até” - indica o prazo limite até ao qual o alimento pode ser consumido em segurança. Trata-se de uma indicação usada sobretudo em produtos muito perecíveis do ponto de vista microbiológico, como carne ou peixe frescos, que, após essa data, podem constituir um risco para a saúde.
- Data de Durabilidade Mínima - “Consumir de preferência antes de” - refere-se ao período durante o qual o alimento mantém as suas propriedades específicas, desde que armazenado corretamente. Após essa data, o produto pode ainda ser consumido, desde que mantenha bom aspeto, cheiro e sabor, sem colocar em causa a saúde do consumidor.
Leia o artigo completo aqui.
Fonte: Grande Consumo
» Enviar a amigo
Notícia enviada com sucesso.