26 de Maio de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
A quota de arroz Mercosul – UE esgotou-se em 21 dias!!
2026-05-26
Qualfood

O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul está em vigor provisoriamente há apenas 3 semanas e já apresenta os seus primeiros resultados concretos: a quota anual de importação com tarifa zero para o bloco sul-americano foi esgotada. As 6667 toneladas que a UE autorizou para 2026 foram atingidas em meados de Maio, o que significa que, pelo resto do ano, o arroz Mercosul entrará no mercado europeu com tarifas normais.

Foi a Subsecretária de Relações Exteriores do Uruguai quem confirmou a informação. Segundo fontes do setor, a vantagem competitiva do Uruguai decorre de ser o único parceiro do Mercosul que cumpre integralmente os requisitos sanitários da EU, o que lhe permitiu aproveitar a quota de forma preferencial desde o 1º dia em que entrou em vigor.

O esgotamento da quota em apenas algumas semanas não representa uma ameaça imediata para os produtores de arroz europeus, mas indica a capacidade de exportação do bloco sul-americano em vista dos aumentos anuais planeados. O acordo estipula aumentos de 10 000 toneladas/ano até atingir 60 000 toneladas em 2031. Se a oferta de exportação do Mercosul absorver cada aumento com a mesma rapidez, o fluxo de arroz isento de tarifas para a Europa crescerá de forma constante nos próximos 5 anos.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt