Um substituto do açúcar amplamente utilizado, encontrado em produtos sem açúcar, pode prejudicar as células cerebrais e aumentar o risco de derrame, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade do Colorado em Boulder.
O estudo, publicado no Journal of Applied Physiology, descobriu que o eritritol, usado em tudo, desde gelados com baixo teor de carboidratos até lanches cetogénicos e refrigerantes, afeta negativamente as células dos vasos sanguíneos do cérebro, aumentando potencialmente o risco de eventos cardiovasculares, como derrame.
O eritritol é um álcool de açúcar frequentemente produzido pela fermentação do milho. Aprovado pela FDA em 2001, tem cerca de 80% da doçura do açúcar, mas praticamente não tem calorias nem impacto na glicemia, o que o torna uma opção ideal para quem está a controlar o peso ou diabetes.
Investigadores recomendam que os consumidores verifiquem os rótulos dos produtos em busca de eritritol ou do termo "álcool de açúcar", especialmente se consumirem várias porções diariamente. Embora estudos em larga escala com humanos ainda sejam necessários para confirmar esses efeitos, evidências preliminares indicam uma abordagem cautelosa quanto ao uso regular desse substituto comum do açúcar.
Leia o artigo completo aqui.
Fonte: NewFood
<