Os pistachos são especialmente populares nas cozinhas do Médio Oriente, onde são utilizados em tudo, desde bolachas a espetadas.
Mas, são também muito interessantes a nível nutricional e trazem grandes benefícios para a saúde.
Os pistachos estão definitivamente na moda, sobretudo por causa do viral chocolate do Dubai que os tem como ingrediente principal.
Os pistachos são especialmente populares nas cozinhas do Médio Oriente, onde são utilizados em tudo, desde bolachas a espetadas. Mas, são também muito interessantes a nível nutricional e trazem grandes benefícios para a saúde.
O site da apresentadora norte-americana Martha Stewart pediu a dois especialistas em nutrição que partilhassem a razão pela qual os pistachos merecem um papel de destaque na sua rotina diária e como se comparam com outros frutos secos.
A dietista Lauren Gleason refere que os pistachos são um dos frutos secos mais saudáveis que existem (tecnicamente, são uma semente, mas na maioria das vezes são considerados uma noz). Para começar, eles têm uma quantidade impressionante de proteínas para um alimento tão pequeno. Com seis gramas de proteína por porção, são superados apenas pelos amendoins (sete gramas) e estão a par das amêndoas.
Quanto a fibras, fornecem três gramas de fibra por porção, o que é três vezes mais fibra do que encontrará nos cajus, tornando-os uma escolha inteligente para a saciedade e a saúde digestiva.
"Os pistachos possuem um dos melhores perfis nutricionais entre os frutos secos: ricos em proteínas vegetais, ricos em gorduras monoinsaturadas e carregados de fibra, tudo num pacote de baixas calorias", observa Gleason