27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
China anuncia descoberta de novo foco de gripe das aves no Tibete
2007-03-07

As autoridades chinesas anunciaram hoje a descoberta de um novo foco de gripe aviária num mercado de aves de Lhasa, capital do Tibete, levando ao abate de sete mil animais, refere hoje a imprensa estatal chinesa.

O foco de H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus que causa a gripe das aves, manifestou-se pela primeira vez a 01 de Março em Chengguan, uma aldeia na capital tibetana, matando causando a morte de 680 galinhas e levando ao abate, pelas autoridades de saúde locais, de 6.990 aves,.

Segundo o jornal, o mercado está fechado desde o primeiro dia de Março, com as autoridades a tentar ainda determinar a origem da contaminação que terá como causa mais provável, o contacto das aves locais com aves migratórias.

Um relatório do Governo chinês, entregue pelo Ministério da Agricultura do país à Organização Mundial de Saúde Animal conta da descoberta de cinco focos no Tibete e de outros na província central chinesa de Qinghai em Abril e Maio do ano passado, que causaram a morte de 3.648 aves.

A imprensa estatal noticiou em 2006 os focos de H5N1 no Tibete e em Qinghai, mas não tinha adiantado o número de aves mortas.

Na passada semana, a China anunciou que uma agricultora de 44 anos da província chinesa de Fujian, no sudeste do país, se encontra em estado grave após ter contraído o H5N1, tornando-se o primeiro paciente humano desde o dia 10 de Janeiro, quando as autoridades informaram que outro agricultor, de 34 anos, na província oriental chinesa de Anhui, tinha contraído o vírus mas tinha recuperado.

Este último caso eleva para 24 o número de pessoas na China que contraíram o vírus H5N1 desde que este apareceu na Ásia em 2003, tendo morrido 14 doentes. A gripe das aves fez já pelo menos 167 mortos em todo o mundo desde 2003.



Fonte: Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.