As autoridades da Indonésia anunciaram que, pelo menos, 57 pessoas poderão ter contraído a gripe das aves, num país onde o vírus já fez seis mortos. Destes apenas 20 indivíduos estão em observação num hospital de Jacarta.
Para a ministra da Saúde indonésia, Siti Supari, os factos confirmam as suas suspeitas de que o país iria enfrentar uma epidemia da gripe das aves. Para combatê-la, a Indonésia vai receber amanhã 20 mil doses de um anti-viral que reduz em 30 por cento a mortalidade entre os contaminados.
A Organização Mundial de Saúde continua a alertar para uma potencial tragédia, informando que o vírus pode sofrer mutações que lhe permitam propagar-se entre humanos, o que resultaria numa pandemia mundial com, pelo menos, cem milhões de mortos.
Em Portugal, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, já disse que «não existem motivos para alarme». O nosso país beneficiará de uma resposta conjunta da União Europeia e já dispõe de anti-virais para protecção de 25 por cento da população.
A Embaixada de Portugal na Indonésia aconselhou os turistas portugueses a vacinarem-se contra a gripe comum e a procurarem o máximo de informação possível sobre a gripe das aves, evitando também locais onde existam aves.
Fonte: Confagri