Proposta para novo ingrediente. A Unilever, apresentou um pedido à Agencia Inglesa (FSA) no sentido de vir a utilizar na preparação de gelados um novo ingrediente.
O objectivo é a utilização de proteínas e peptídeos provenientes de várias fontes de organismos vivos (ex.: plantas, insectos e peixes) e que normalmente se associam caraterísticas de protecção destes contra condições extramas de baixas temperaturas. Estas proteínas actuam de modo a reduzir a temperatura à qual os cristais de gelo se formam bem como no seu tamanho e forma.
A Unilever pretende utilizar estes ingredientes na produção de gelados e produtos similares para influenciar a formação da estrutura dos mesmos durante a sua produção.
Como é conhecido, qualquer novo produto alimentar para ser introduzido no Mercado Europeu, tem que passer por processo rigoroso de avaliação do risco para a segurança dos consumidores. Todos os Estados membros recorrem a comités científicos independentes de modo a efectuar uma avaliação do risco de um novo produto ou ingrediente.
Neste caso, a entidade Inglesa (ACNFP) que avalia este assunto, elaborou um documento de avaliação provisório sobre o novo ingrediente alimentar e aguarda até 16 de Abril de 2007 por comentários. Após esta fase o Comité dará então um parecer definitivo sobre o novo ingrediente alimentar.
Fonte: Food Standards Agency