O Instituto de Fisiologia e Bioquímica da Nutrição do Centro Federal de Investigação em Nutrição, na Alemanha, realizou um estudo segundo o qual o leite pode exercer uma influência benéfica na prevenção e tratamento da síndrome metabólica.
As pessoas portadoras de obesidade abdominal, altos níveis de triglicéridos no sangue, altos níveis de colesterol, hipertensão e altos níveis de glicemia em jejum são consideradas portadoras daquela síndrome, que pode ser prevenida e tratada através, particularmente, da proteína do soro de leite que auxilia a acção da insulina.
A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios explica que os ácidos gordos de cadeia média, que se encontram presentes no leite e lacticínios, contribuem para a melhoria da sensibilidade da insulina, levando a uma maior eficácia no controlo da resistência à insulina e diabetes.
Sobre o controlo do peso, o estudo científico em causa indica que as proteínas, aminoácidos e ácidos gordos da cadeia média – principalmente, o cálcio – podem actuar beneficamente na diminuição da massa corporal e da massa gorda. Os peptídeos, cálcio e outros minerais ajudam, também, na redução da pressão sanguínea.
Os produtos fermentados e probióticos demonstraram, ainda, capacidade para absorver colesteral, ácidos biliares e gordura em geral; proteínas, peptídeos e bactérias presentes no leite e lacticínios podem também contribuir para a redução do colesterol plasmático.
De acordo com o mesmo estudo, a lactose, o citrato, as proteínas e peptídeos são também capazes de melhorar o peso corporal, a pressão sanguínea e o perfil das gorduras que circulam no sangue, melhorando, ainda, a biodisponibilidade do cálcio, do folato e de outros componentes vegetais secundários.
Os resultados do estudo permitiram concluir, solidamente, que os hábitos alimentares podem ser uma das principais ferramentas de prevenção, desenvolvimento e tratamento da síndrome metabólica. O leite foi considerado um dos ingredientes capazes de desempenhar um importante papel de controlo da doença.
Fonte: Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios e Confagri