O distrito de Beja foi alvo de acções de fiscalização levadas a cabo pela a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). As acções de fiscalização foram realizadas a vários sectores da actividade económica, incluindo o sector alimentar, no final do mês de Março.
Foram inspeccionadas padarias, pastelarias e restaurantes, dos quais resultou à suspensão de 12 estabelecimentos e respectivo fecho das zonas de fabrico, por falta de higiene.
Foram instaurados 214 processos de contra ordenação, apreendidos 200 quilos de carne, 343 quilos de produtos de origem animal e vegetal, para além de outros produtos não relacionados com o sector alimentar. Segundo a noticia publicada Jornal "O Primeiro de Janeiro", a acção levou ainda à detenção de um operador comercial por posse de carne estragada.
De acordo com a mesma noticia, a acção foi desencadeada em 14 concelhos do referido distrito. Esta acção vem no seguimento de um plano nacional de fiscalização e já realizado em alguns distritos como é o caso de Portalegre, Viana do Castelo e Aveiro.
A taxa de incumprimento foi avaliada em 43%, nos quais se incluem as infracções relacionadas com a segurança alimentar.
Fontes: "O Primeiro de Janeiro" e ASAE