27 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Quase um quarto dos frangos europeus estão infectados por salmonelas
2007-04-30

De acordo com estudo publicado pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (European Food Safety Authority) indica que nos países europeus, 1 em cada 4 aves apresenta presença de salmonelas.

O estudo foi realizado entre 2005 e 2006, e contempla a análise de 6.325 amostras correspondentes de um total de 7.440 lotes de frangos. Na pesquisa, três semanas antes do abate foram recolhidas cinco amostras fecais das aves analisadas.

A presença de Salmonella, nomeadamente da espécie Enteriditis e Typhimurium, foi detectada em 20,3% dos lotes analisados, que extrapolando para a totalidade dos frangos criados na União Européia, corresponde a uma prevalência de Salmonella da ordem de 23,7% do total.

Portugal, onde foram registados 43,5% de casos positivos ocupa a terceira pior posição, somente ultrapassada pela Polónia (58,2%) e a Hungria (68,2%). É de salientar que na Suécia não se registou qualquer caso positivo.

O problema associado à Salmonella e à Campylobacter spp. tem ocupado a atenção das principais Organizações Mundiais no sentido de se estabelecer padrões sanitários para os alimentos.

No próximo mês de Maio (de 28 a 31/2007) está prevista uma reunião do grupo de trabalho em Uppsala, na Suécia, do qual irão participar, individualmente, Suécia e Nova Zelândia como líderes, além da Austrália, Bélgica, Finlândia, França, Gana, Índia, Itália, Jamaica, Japão, Quênia e Peru. Estará ainda representada a União Europeia e a América Latina (representada pela Associação Latino-Americana de Avicultura).



» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt