28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Gastroenterites de origem vírica
2007-05-17

As contaminações víricas dos alimentos tendem a passar despercebidas, por serem tratadas como um problema menor, e regra geral são desvalorizadas, quando na realidade estamos a falar, de agentes responsáves por grande parte das infecções transmitidas por alimentos contaminados.

As viroses transmitidas, com mais frequência, por consumo de alimentos contaminados apresentam um quadro clínico de gastroenterite inespecífica, especialmente quando os responsáveis são os enterovírus e os rotavírus.

As doenças transmitidas pelos alimentos são resultado da ingestão de uma vasta variedade de alimentos contaminados por microrganismos patogénicos, toxinas microbianas e substâncias químicas.

De todas as formas de transmissão referidas, as infecções causadas por vírus apresentam grande dificuldade no estudo etiológico, devido a estes serem microrganismos intracelulares, destruindo as células nas quais anteriormente se replicaram, o que impossibilita prever a quantidade de órgãos e tecidos lesionados.

A maioria dos episódios de gastroenterites afectam a população infantil, persistindo os sintomas entre 24 a 72 horas, ficando sem se conhecer a causa.

Frequentemente estas infecções podem até passar despercebidas já que não provocam doença.

Estas infecções, que parecem menores, já estão a ser descritas como a segunda causa de doença nos países desenvolvidos, atrás das doenças virais das vias respiratórias.



Fonte:consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt