Inspectores comprovaram qualidade dos alimentos e bebidas, bem como a existência de licenças de funcionamento e de condições técnicas, ficando assim registada mais uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que resultou, no encerramento de três bares na zona de Lisboa.
A operação Romeo, centrada em bares e discotecas da zona do Parque das Nações, Cais do Sodré, Sintra, Queluz e Massamá, visava sobretudo fiscalizar alimentos, bebidas, CD e licenças de funcionamento.
Dos 20 estabelecimentos inspeccionados, as autoridades decidiram encerrar três bares: dois por falta de higiene e um por funcionar além do horário autorizado.
Simultaneamente, foram aplicados 16 processos, sendo um processo-crime e 15 contra-ordenações, destacando-se a apreensão de CD de música (usurpação de direitos de autor), falta de implementação dos princípios HACCP e também insuficiência de condições técnicas.
O proprietário de um dos estabelecimentos encerrados, na zona de Massamá, confessou a sua surpresa pela acção de fiscalização, não se alongando em comentários.
Foi também esclarecido por um dos agentes envolvidos na operação, que após a suspensão do estabelecimento os proprietários terão de fazer uma limpeza e, posteriormente solicitar uma nova inspecção por parte da ASAE.
Por seu lado, um outro, proprietário de um dos bares inspeccionados no Parque das Nações, que não apresentou infracções, não se mostrou incomodado com a fiscalização, referindo-as como necessárias, tendo deixado só como reparo, a hora a que esta foi realizada, não por eles, mas sim pelos clientes, que nem sempre entendem e ficam assustados.
Lurdes Gonçalves, directora regional de Lisboa e Vale do Tejo da ASAE, manifestou a sua satisfação pela forma como decorreu a operação, tendo salientado que as coisas estão a melhorar apesar de considerar que ainda há muito a fazer.
Sublinhou também, a forma pedagógica com que as brigadas têm liderado estas operações, facilitando a recepção destas por parte dos proprietários.
Fonte:Correio da Manhã