Segundo o estudo realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa Nacional de Coração e Pulmões, na Grã-Bretanha, as crianças que bebem sumo de maçã, com mais frequência, estão menos propensas a desenvolver sintomas de asma.
Com o decorrer do estudo, não houve qualquer relação entre o diagnóstico oficial de asma e o consumo se sumo, no entanto verificou-se uma forte relação entre sintomas, como a falta de ar e a dificuldade em respirar e o consumo do referido sumo.
A pesquisa, já publicada no European Respiratory Journal, concluiu que as crianças que bebiam sumo de maçã, pelo menos uma vez por dia, estavam menos sujeitas a sofrer de falta de ar, do que aquelas que o bebiam menos do que uma vez por mês.
De acordo com estes cientistas, não é necessário que o sumo seja fresco para que haja resultados: sumos concentrados são também eficazes, sendo convicção destes que, os fitoquímicos presentes nas maças ajudam a acalmar inflamações respiratórias, aspecto importante tanto na falta de ar como na asma.
Neste estudo, não ficou totalmente clara, a razão pela qual o consumo de maças não apresentou o mesmo efeito, nas crianças estudadas, já que anteriores pesquisas, realizadas em adultos, mostraram que o consumo desta fruta reduzia o risco de asma.
Uma outra pesquisa, divulgada a semana passada, pela Universidade de Aberdeen, concluiu também, que as mulheres que consomem muitas maças durante a gravidez, estão a proteger os seus bebés contra a asma.
Fonte: O Globo