Um restaurante situado na marginal da freguesia de Buarcos, Figueira da Foz, foi esta quinta-feira, encerrado por falta de higiene, por uma brigada da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
O estabelecimento, que já tinha sido autuado pela fiscalização, três ou quatro vezes, nos últimos três anos, foi encerrado por estar a funcionar sem as mínimas condições de higiene e de segurança alimentar.
Louça usada na alimentação de cães, idêntica à utilizada no restaurante e colocada num anexo da cozinha, dispensas com produtos estranhos ao fabrico de géneros alimentares, foram algumas das situações encontradas pelos inspectores.
Apesar da comida armazenada se encontrar em boas condições, facto observado pelo delegado de saúde, que se deslocou ao restaurante aquando da inspecção realizada, outras situações irregulares foram verificadas, como o vazamento de canos ao lado de tachos e panelas ou louça suja e travessas, no exterior, ao lado de detergentes e de um dispositivo de isco para ratos.
As questões técnico-funcionais e bacteriológicas do restaurante eram inaceitáveis, tendo sido determinado o encerramento, até que os proprietários procedam à limpeza e alterações necessárias ao funcionamento do estabelecimento.
A acção da ASAE integra-se na operação «Apoios de Praia», de fiscalização de estabelecimentos situados na costa portuguesa, de Caminha a Vila Real de Santo António, que começou terça-feira e se prolonga até 5 de Junho.
Fonte: Portugal Diário