A Comissão Europeia quer intensificar a luta contra aquilo que classifica como uma “epidemia de obesidade”, tendo hoje elaborado um documento com uma série de propostas de acções a adoptar em toda a União Europeia.
O Livro Branco refere a importância de levar os consumidores a escolher, de uma forma informada, opções saudáveis disponíveis, e incentiva a indústria alimentar a fazer um esforço para reformular as receitas, com vista a reduzir os níveis de sal, açúcar e gorduras.
Apesar da opinião unanime, de que o que os consumidores comem só o que a eles diz respeito, estes devem poder fazer escolhas informadas e terem uma grande variedade de opções saudáveis para optar, se assim não for, as crianças com excesso de peso hoje, serão vítimas de ataques cardíacos amanhã.
Para a Comissão Europeia, essa acção ao nível comunitário tem de envolver o maior número agentes possíveis, de modo a assegurar um elevado apoio político neste combate contra a obesidade.
No Livro Branco foi sugerida a criação de um Grupo de Alto Nível centrado na nutrição, excesso de peso e obesidade em relação a questões de saúde, que integraria representantes de todos os países da UE.
Em relação aos sectores privados, para além do apelo à industria alimentar para diminuir os ingredientes mais prejudiciais, Bruxelas pede também uma melhor rotulagem dos artigos alimentares e solicita às organizações desportivas, que desenvolvam campanhas publicitárias e de marketing, dirigidas a grupos-alvo como crianças, de forma a incentivar à prática desportiva.
O executivo comunitário refere que a prevalência de excesso de peso e obesidade aumentou significativamente durante as duas últimas décadas, estimando-se que afecte mais de 50 por cento da população adulta na maioria dos Estados-membros da União Europeia.
Estima-se que quase 22 milhões de crianças europeias sejam obesas e, segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 30 por centro das crianças portuguesas, entre os sete e os 11 anos, são obesas ou têm excesso de peso.
FONTE: Lusa/Anilact