28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Probióticos contra patogénicos
2007-06-14

Um estudo, dá conta da capacidade inibitória, de certas bactérias probióticas, sobre algumas bactérias patogénicas, abrindo novas portas ao desenvolvimento de alimentos que aproveitem as suas propriedades benéficas.

Desde à algum tempo, que se estuda a capacidade, das bactérias ácido-lácticas probióticas, conhecidas também como as “bactérias boas”, para prevenir problemas, como desordens gastrointestinais, e têm-se conseguido demonstrar, como determinadas estirpes deste género de bactérias possuem efeitos benéficos na saúde, sendo já utilizadas em alguns produtos alimentares.

Uma recente publicação, no Food Research International, demonstra os benefícios resultantes da combinação, de um grupo deste género de bactérias, na inibição da acção de bactérias patogénicas, como Escherichia coli e Salmonella, duas bactérias que podem causar diarreias infecciosas.

Segundo estes cientistas, são diversos os mecanismos que estão implicados no processo de inibição de patogénicos, para tal foi avaliada a capacidade de quatro géneros de probióticos: Lactobacillus rhamnosus GG, Lactobacillus rhamnosus LC705, B. Breve 99 y Propionibacterium freudenreiichiissp. Shermanii, separadamente e em combinação entre eles, para calcular a capacidade inibitória sobre patogénicos, como Bacteroides vulgatus, Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Salmonella o Staphylococcus aureus.

Todas as combinações testadas, demonstraram capacidade de inibir os patogénicos, em cerca de 40% dos casos, considerando-os, assim, como candidatos excelentes ao uso em produtos lácteos fermentados.

Os responsáveis por este estudo consideram necessário a realização de mais estudos, que permitam confirmar, com mais rigor ainda, os potenciais efeitos, antes de estes serem introduzidos em estudos clínicos.

No entanto, este estudo reforça, com mais provas científicas, a tendência actual para o aumento de produtos probióticos disponíveis.

Este estudo conta já com numerosas investigações, tal como a descrita, com resultados obtidos destinados a garantir que os alimentos probióticos, um dos subgrupos mais destacados dos alimentos funcionais, contêm bactérias seguras.

Até agora, as investigações tinham demonstrado que a ingestão de certas estirpes microbianas, especialmente as pertencentes aos géneros Lactobacillus y Bifidobacterium, podiam ser especialmente importantes para a saúde, ainda que estas afirmações tenham sido feitas com cautela, já que os resultados não podem ser generalizados a todos os probióticos.



Fonte: Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt