28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Comissão Europeia aprova batata geneticamente modificada
2007-07-25

A Comissão Europeia anunciou que será aprovada “BASF's Amflora”, uma batata geneticamente modificada para ser plantada na Europa, a primeira autorização para a plantação de um OGM na Europa desde 1998.

A batata é geneticamente modificada para produzir uma grande quantidade de Amilopectina pura, com o objectivo de ser usada em aplicações técnicas notáveis, como o fabrico de papel.

A polpa da batata, ou os restos das batatas após a extracção da amilopectina, eram normalmente usada para alimentação animal.

No entanto, “BASF” refere que esta foi aprovada como produto alimentar humano ou animal, tendo sido considerada pela EFSA tão segura como qualquer batata convencional.

A companhia revelou que o cultivo comercial irá começar em 2008.

No entanto, algumas organizações, como a “anti-GM” e “Friends of the Earth Europe” têm reagido fortemente a esta decisão.

A Europa já têm uma produção significativa de amido da batata, sendo o tradicional amido da batata valorizado pelo seu alto peso molecular e baixos níveis de gordura e proteína, comparativamente com o trigo e o milho.

Cerca de 20% da amilase, um dos componentes do amido idêntico a um gel, da batata normal limita a sua utilização em muitas aplicações indústriais.

A separação dos dois componentes do amido (amilose e amilopectina) não é uma operação económica, levando muitas indústrias de amido a iniciar uma modificação química, de forma a diminuir este gel.

Amflora é uma optimização genética da batata que produz amilopectina pura.

Fonte: FoodNavigator

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt