Um novo estudo Eslovaco refere que o sal pode actuar como catalizador na polimerização, reduzindo assim, a acrilamida na comida.
Acrilamida é um cancerígeno, que se forma durante o processamento,de determinados produtos alimentares ricos em hidratos de carbono, assados, fritos ou grelhados .
A nova pesquisa, realizada por cientistas Eslovacos, centrou-se na adição de sal de mesa à acrilamida.
A acrilamida foi adicionada ao sal de mesa e aquecida a uma temperatura entre os 50 e os 210 ºC, e foi comparada com acrilamida pura aquecida nas mesmas condições.
A pesquisa referiu que na presença do sal de mesa a acrilamida inicial sofreu uma queda de 32%, comparando com os 18,4% de decréscimo verificado na acrilamida pura.
As pesquisas atribuem este decréscimo a uma reacção de polimerização, e o sal foi identificado como tendo propriedades catalíticas.
Estes resultados permitiram à pesquisa concluir que, a diminuição de acrilamida pode ser acelerada com a adicção de sal de mesa, para além de que a polimerização poderá ser um caminho para a sua eliminação durante os processos térmicos, ficando assim, consideravelmente simplificada a complexidade de todos estes processos, e a sua cinética alterada sem grandes aprofundamentos desses mecanismos.
Fonte:FoodNavigator