Bruxelas interditou a exportação de carne bovina e outros produtos animais britânicos para a União Europeia (UE) na sequência da detecção de febre aftosa no Reino Unido, podendo adoptar medidas suplementares após uma reunião de peritos da UE prevista para a próxima quinta-feira.
O Governo inglês proibiu as deslocações de todos os ruminantes e suínos em território britânico e anunciou a criação de um centro nacional para controlo da doença em Londres e em Surrey, região onde 60 animais apresentaram sinais de febre aftosa.
Dentro das medidas de prevenção e de modo a restringir o alastramento da doença, foi também criada uma zona de segurança de três quilómetros em torno da vila de Wanborough.
Debby Reynolds, a responsável pelos serviços veterinários britânicos, afirmou que «é um sério revés a doença estar de volta ao território, mas com as lições aprendidas em 2001» podem «responder com rapidez e segurança científica».
A suspensão de importações de carne de vaca e produtos derivados com origem na Grã-Bretanha, foi anunciada por diversos países europeus, os Estados Unidos e o Japão.
Fonte: Diário de Notícias