Os homens que consomem habitualmente leite e produtos lácteos têm menos probabilidades de contraírem o síndrome metabólico, normalmente associado ao aumento do risco de diabetes, doenças coronárias e de morte prematura, de acordo com um estudo publicado no “Journal of Epidemiology and Community Health”.
Na investigação foi vigiado, ao longo de duas décadas, o estado de saúde de 2375 homens com idades compreendidas entre os 45 e 59 anos, sendo que cada um em cada sete já apresentava sinais da doença ao início do estudo.
Os indivíduos que consumiram pelo menos meio litro de leite por dia apresentaram uma probabilidade 62% inferior de desenvolver o síndrome, que descia ligeiramente para os 56% no caso de substituição do leite por produtos lácteos.
Os investigadores concluíram que as maiores quantidades consumidas de leite e produtos lácteos diminuem a viabilidade de desenvolver o síndrome metabólico, sendo que o consumo reduzido destes produtos aumenta para o dobro o risco de doenças coronárias, quatro vezes mais a diabetes e aumenta para 50% a hipótese de morte prematura.
Fonte: Confagri e Agrodigital