A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tomou conhecimento através do alerta RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed) que um espessante à base de goma de guar está contaminado com dioxinas e pentaclorofenol tendo entrado na composição de alguns produtos lácteos à venda em Portugal, de acordo com o Gabinete de Comunicação da ASAE.
A goma de guar é frequentemente utilizada como aditivo alimentar, nomeadamente como espessante, entrando na composição de géneros alimentícios numa percentagem muito baixa que geralmente não excede os 1 ou 2 % do produto final.
A recente detecção do pentaclorofenol (pesticida) e de dioxinas e furanos (contaminantes) em goma de guar produzida por uma companhia sedeada na Índia, conduziu a uma série de medidas na União Europeia para a retirada do mercado dos produtos em que este aditivo alimentar tinha sido utilizado.
No entanto, apesar da contaminação destes lotes de goma de guar, não se considera existir perigo eminente para a saúde dos consumidores, uma vez que a quantidade de aditivo presente nos alimentos em questão é baixa, o que se traduz numa presença residual.
A ASAE encontra-se em articulação com a empresa distribuidora do produto, a Sociedade Lactalis Nestlé Produtos Frescos no sentido da retirada do mercado dos lotes de queijo fresco com frutos Suissinho Yoco Nestlé de morango e banana, bifrutos e panaché.
A ASAE encontra-se também no terreno a confirmar junto dos operadores económicos a retirada do produto, apreendendo os mesmos sempre que detectados.
Fonte: ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica