28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Alimentos light podem provocar obesidade nas crianças
2007-08-10

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, afirma que consumir alimentos e bebidas light pode aumentar significativamente os riscos da obesidade, especialmente nas crianças.

De acordo com os investigadores, as crianças que bebem refrigerantes sem açúcar, batatas fritas light ou outros produtos com menos calorias, ficam com o organismo treinado para comer mais do que o necessário de modo a obter a mesma carga calórica, o que provoca o aumento de peso.

Um dos autores do estudo, explicou ao Jornal Toronto que «os dados mostram que, ao confundir a relação entre sabor e conteúdo calórico em animais jovens, perturba-se o equilíbrio fisiológico de consumo de energia».

De acordo com o mesmo investigador, são necessários mais estudos mas estes factos devem ser transponíveis para crianças, ou seja, «o uso de alimentos light desde uma idade precoce pode levar a comer em demasia através deste condicionamento do gosto».

A ideia pode explicar, sublinha o investigador, os resultados em que se verificava uma ligação entre o consumo de bebidas light por crianças e o aumento do risco de sofrerem de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Fonte: Público e Confagri

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt