Aquecer as esponjas da cozinha no forno microondas por um minuto, ou lavá-las no lava-loiça e efectuar à posteriore um ciclo de secagem, são os métodos mais eficazes para eliminar as bactérias, leveduras e fungos prejudiciais, que habitualmente aparecem neste utensílio de cozinha.
Os cientistas da ARS que se especializaram em investigações sobre os patógeneos alimentares, tais como E. coli 0157:H7, examinaram vários métodos sensíveis e práticos para limpar as esponjas reutilizáveis.
As técnicas incluiram mergulhar a esponja durante 3 minutos numa solução de 10% de lixívia, em sumo de limão ou em água esterilizada por um minuto, aquecendo-as no forno microondas por um minuto, ou lavá-las no lava-loiças, incluindo um ciclo de secagem.
No inicio da experiência, os investigadores demolharam as esponjas durante 48 horas à temperatura ambiente numa solução à base de carne picada e compostos de laboratório, que promovem o crescimento das bactérias, leveduras e fungos, que naturalmente se desenvolvem nas esponjas.
Aquecer as esponjas no microondas ou lavá-las no lava loiça, eliminaram quase 100% das bactérias, no entanto a lavagem no lava-loiças foi um pouco menos eficaz.
O mesmo aquecimento e lavagem matou cose todas as leveduras e fungos, tendo sobrevivido menos de 1%.
Fonte:ARS