28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Nova vacina para suínos previne infecção por Salmonella typhimurium
2007-09-06

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC-EUA) cerca de 1,4 milhões de pessoas sofrem com infecção por Salmonella todos os anos, sendo em 21,9% dos casos isolada S. typhimurium, o serotipo mais importante nas infecções de origem alimentar, além de ser o mais frequentemente isolado de suínos clinicamente afectados.

Assim, os produtos de origem suína são com frequência associados à salmonelose em humanos, dai a importância do controle da S. typhimurium, em suínos, para a a segurança alimentar.

Geralmente a S. typhimurium pode causar enterocolite nos suínos, mas, a maioria das infecções permanece subclínica resultando em substanciais perdas económicas devido à redução do ganho de peso.

Foi realizado um estudo para determinar a eficácia da vacina viva atenuada de S. choleraesuis (Enterisol® SC-54) na prevenção da infecção por S. typhimurium em suínos.

Os resultados deste estudo demonstram que a vacinação com Enterisol® SC-54 resultou numa significativa protecção após desafio com amostra virulenta de S. typhimurium.

Ao mesmo tempo, a Enterisol® SC-54 não prejudica o padrão sorológico da vara em razão da não soroconversão.

Desta forma, foi demonstrado que esta vacina pode ter uma utilidade extremamente valiosa, na redução das perdas económicas associadas aos sinais clínicos e subclínicos da infecção por S. typhimurium, além de auxiliar na redução da contaminação das carcaças por S. typhimurium tornando-se assim, uma excelente ferramenta direccionada à segurança alimentar.

Fonte:porkworld, Anais do II Congresso Latino-Americano de Suinicultura

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt