A ASAE suspendeu, por tempo indeterminado, o funcionamento das instalações da Cofisa - Conservas de Peixe da Figueira, SA - instalada no terrapleno do porto de pesca da Gala, Figueira da Foz.
A falta de asseio e de higiene como, por exemplo, a acumulação de gorduras nos locais onde os produtos são manipulados terá sido um dos motivos para a determinação da autoridade económica, tendo sido também detectado o desenvolvimento de fungos nas paredes da fábrica, entre outros problemas.
A Cofisa, que iniciou a actividade na Figueira da Foz em 1981, produz actualmente as marcas próprias das grandes superfícies Continente, E. Leclerc e Intermarché.
A empresa comercializa ainda a sua própria marca, sendo os seus principais produtos a sardinha em azeite, óleo e tomate; a cavala em filetes em azeite; o polvo e a lula de caldeirada e o atum em posta.
A actividade da unidade conserveira, onde trabalham 170 operários, na sua maioria mulheres, foi então suspensa até que todos os requisitos legais sejam cumpridos pelo proprietário.
Ontem a fábrica conserveira esteve fechada. no entanto, eram visíveis as movimentações de alguns empregados que procediam a acções de limpeza no interior das instalações da empresa.
Fonte:Jornal Notícias