O bem estar animal está cada vez mais relacionado com a saúde dos animais. Permitir que os animais se criem em condições óptimas fortalece-os e, em consequência, diminuiu o risco de infecções por microrganismos patogénicos.
Uma investigação canadense , dá conta destes efeitos graças ao que se podia denominar como “estábulos de praia”, onde habita o gado bovino, nos quais se substitui a palha por areia.
Os cientistas valorizam assim a importância de adequadas práticas de produção, na redução de patogénicos em animais e, em consequência, numa maior segurança dos alimentos.
Estrume, terra e outros materiais estão relacionados com o risco, mais ou menos generalizado, de contaminação microbiana nas explorações.
O ambiente é pois, um dos meios mais propícios ao desenvolvimento de agentes indesejáveis em toda a produção e, de todos eles, a areia é uma das que menos bactérias concentra, pelo menos durante menos tempo.
Este foi um dos resultados obtidos pela investigação canadense, que refere que o patogénico E-coli O157:H7 encontra-se durante mais dias ( 22 de 60 dias) em leitos de serradura que em leitos de areia ( 13 de 60 dias).
No caso do gado bovino, numerosos estudos sugerem que existe uma estreita relação entre esta presença bacteriana no ambiente e a pele do ubere das vacas, o que influência na produção leiteira e no aparecimento das mastites clínicas.
Segundo uma investigação realizada na Florida, existem diferenças entre "camas"de areia fresca e "camas" de areia reciclada.
Neste último caso, a concentração de bactérias como Bacillus cereus, B. subtilis e bactérias gram positivas, é menor nas "camas" de areia fresca.
Uma outra investigação elaborada pelo Centro de diagnóstico Veterinário de Minnesota às bactérias coliformes, verificou que estas chegam a estar presentes em 100% dos tanques leiteiros, pelo que a utilização de “camas inorgânicas” com areia é uma das melhores opções.
No entanto, a efectividade destas “camas" de areia depende, evidentemente, do seu bom uso.
Mudar a areia com periocidade, usar material de boa qualidade e calcular a quantidade idónea para cada espaço, são algumas das principais medidas a ter em consideração.
Fonte: Consumaseguridad