28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Evolução da indústria de carne pode aumentar risco de doenças
2007-09-19

A produção mundial de alimentos de origem animal está a sofrer uma transformação radical, que pode levar a um maior risco de transmissão de doenças de animais para humanos.

FAO alerta para o risco da transmissão de doenças de animais a humanos, e para o seu incremento num futuro próximo, devido ao crescimento populacional e consequente aumento da produção agro-pecuária, com o uso reduzido de rações , apesar de mais produtivas.

Isto porque, apesar de não existirem dúvidas, de que o mundo necessita de algumas tecnologias para a produção intensa de alimentos de origem animal, há que evitar uma excessiva concentração de animais nas grandes explorações industriais, devido ao risco de transmissão de doenças, referido anteriormente.

Perante esta situação, a FAO incentiva os produtores a investir mais em medidas básicas de biosegurança e de controle.

Os centros de produção não devem situar-se perto de povoações ou de populações de aves selvagens; devem limpar-se e desinfectar-se de forma regular, controlando o movimento de veículos e pessoas, e os empregados devem ser formados em técnicas de biosegurança, de forma a proteger a saúde pública.

Fonte:Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt