Os ministros da Agricultura dos 27 estados membros adoptaram ontem uma proposta da Comissão Europeia sobre leites e produtos lácteos.
Propõem, entre outras coisas, a autorização de novas categorias de leite em função do seu conteúdo de gordura.
Actualmente existem três categorias, a inteira (menos de 3,5% de gordura), desnatada (menos de 0,5% de gordura) e a semidesnatada (entre 1,5% e 1,8% de matéria gorda).
A estas, somam-se agora novas categorias, sempre que sejam contemplados diferentes conteúdos de matéria gorda, devendo estes ficar devidamente especificados no pacote.
Com estas modificações, a comissão pretende ir ao encontro das mudanças nos hábitos nutritivos dos consumidores, como é a tendência de consumir produtos lácteos com menos gorduras, para além de fomentar os produtos ecológicos.
Os ministros acordaram reconhecer também, a regra internacional que permite um conteúdo mínimo de proteínas de 34% no leite em pó e no leite condensado, em relação aos níveis actuais, que se situam entre os 31 e os 34%.
Também decidiram suspender o sistema de intervenção da manteiga e substituir as 27 definições deste produto , existentes na União Europeia, por uma só.
Fonte:consumaseguridad