A água distribuída pela empresa Águas do Algarve, na passada sexta-feira, tornou-se na primeira água canalizada do Mundo a obter uma certificação de qualidade.
O certificado foi atribuído pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), que em 2005 já havia atribuído uma outra certificação em qualidade, ambiente e segurança no que respeita ao sistema utilizado pela empresa para levar a água aos 16 concelhos do distrito.
Mais recentemente, em Julho passado, a Águas do Algarve obteve a certificação no capítulo dos Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar.
A certificação agora obtida refere-se ao produto "Água para Consumo Humano" na variante "Sistemas de Abastecimento Público em Alta", e é a primeira daquele tipo conferida a nível mundial.
Recolhida sobretudo em três grandes barragens - Bravura, Odeleite e Beliche - a água que abastece os munícipes algarvios é tratada em quatro estações de tratamento, duas das quais de grandes dimensões - Alcantarilha e Tavira.
A "má fama" da água algarvia, devido à sua dureza em consequência dos altos níveis de calcário, deu lugar a uma água de excelente qualidade, que faz dispensar o uso de água engarrafada.
Esta “má fama” da água algarvia deve-se ao facto de esta ser proveniente de captações subterrâneas, com altos níveis de calcário, nitratos e salinidade, devido à sobrexploração dos aquíferos para a agricultura.
O mesmo não sucede com as três barragens de abastecimento público do Algarve, que não têm poluição.
Um estudo recente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos revelou que a água do Algarve é a que obtém melhores índices de satisfação por parte dos consumidores a nível nacional.
A certificação em Segurança Alimentar e certificação do Produto "Água para Consumo Humano" aguardam agora a devida acreditação a conferir pelo Instituto Português de Acreditação, o que deverá acontecer muito em breve.
Fonte:Lusa