A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fechou ontem as cozinhas do Hospital D. Estefânia e Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital de Santo André, em Leiria, depois de terem sido verificadas algumas não conformidades nas inspecções.
As não conformidades que foram encontradas na cozinha e que levaram ao encerramento provisório já tinham sido identificadas e em vias de resolução pela empresa concessionária.
O conselho de administração da unidade de saúde pediátrica informou ainda que todas as actividades do hospital decorrem normalmente, e que as refeições para os utentes e profissionais estão asseguradas por uma empresa externa de catering.
A administração espera que esta situação fique normalizada até ao final desta semana.
A ASAE encerrou, também ontem, a cozinha do Hospital Santa Maria, em Lisboa, mas a administração do hospital lisboeta já tinha previsto fechar a cozinha do Santa Maria no próximo dia 18, data de abertura de um concurso público internacional para a concessão do serviço de refeições no hospital.
Enquanto esse concurso não chega ao fim, as refeições serão asseguradas por uma empresa exterior, que as entrega no hospital já confeccionadas.
A ASAE visitou ainda as instalações da cozinha e refeitório do Hospital de Santo André, em Leiria, onde foram detectadas algumas irregularidades no que se refere à limpeza dos tectos e paredes, e encerrou o espaço.
A situação, segundo o responsável, deverá estar resolvida ainda hoje.
Fonte:Correio da Manhã