Apesar das preocupações existentes, para uma correcta armazenagem da fruta recém colhida até ao momento da venda ao consumidor, num tempo considerado oportuno, continuam a existir maças moles.
Agora, graças a estudos de investigação, um composto gasoso chamado 1-MCP está a ajudar a prolongar a qualidade e frescura da fruta.
1-MCP funciona bloqueando a produção de etileno, em gás sem cor nem odor que, naturalmente regula o processo de amadurecimento e envelhecimento.
Este estudo já tive início em meados dos anos noventa, quando foi conseguido demonstrar que o 1-MCP previne a descoloração superficial das maças, um dos principais problemas do armazenamento.
Este descoberta, conduziu ao uso de 1-MCP como alternativa ao uso de difenilamina – uma substância química antioxidante, que requer uma vigilância cuidadosa – para prevenir a descoloração em maças.
Estes estudos também mostraram que o 1-MCP pode inibir a putrefacção provocada por fungos, em maças armazenadas em condições de atmosfera controlada, isto é, usando misturas específicas de oxigénio e dióxido de carbono para retardar a produção de etileno.
O uso comercial de 1-MCP, vendido desde 2002 como o produto 'SmartFresh', ajudou a reduzir o uso de fungicidas nas maças.
A produção de maças no ano de 2004 no estado de Mainem por exemplo, utilizou menos 43% de fungicida comparativamente com anos anteriores.
Nas maças 'Red Delicious' e 'Granny Smith' armazenadas numa atmosfera controlada, os tratamentos com 1-MCP impediram eficazmente a descoloração sem recorrer ao uso de difenilamina.
Este gás foi avaliado em algumas variedades de maças como 'Gala', 'Red Delicious', 'Golden Delicious', 'Braeburn', 'Granny Smith', 'Fuji' y 'Pink Lady.
O seu estudo identificou os melhores métodos de aplicação e doses de utilização para cada variedade, e também mostraram as reacções fisiológicas a esses regimes.
As maças tratadas com 1-MCP, mantiveram-se geralmente firmes durante mais três a seis meses do que as maças não tratadas em condições de armazenagem de atmosfera controlada.
As maças do tipo 'Red Delicious', por exemplo, mantiveram-se crocantes mais duas a três semanas do que as maças não tratadas nestas condições.
Fonte: ARS